Cidades

Maestro João Carlos Martins se une a jovens músicos de Niterói para concerto de Natal

Imagem ilustrativa da imagem Maestro João Carlos Martins se une a jovens músicos de Niterói para concerto de Natal
Programação vai se dividir entre o Campo de São Bento (Zona Sul), Horto do Fonseca (Zona Norte), Horto do Barreto (Zona Norte), Horto de Itaipu (Região Oceânica) e Parque Esportivo e Social do Caramujo (Zona Norte). Foto: divulgação

O Campo de São Bento será palco, em dezembro, de um encontro especial no “Natal da Esperança” da Prefeitura de Niterói. No dia 19, o maestro João Carlos Martins vai se unir aos jovens e crianças da Orquestra da Grota e da Orquestra Jovem de Niterói - programa Aprendiz Musical em uma apresentação exclusiva. O concerto faz parte do calendário de eventos culturais, que inclui ainda shows de Wagner Tiso, Byafra, Marvio Ciribelli, Mona Vilardo, Companhia de Ballet de Niterói e do grupo Azymuth.

A programação cultural do Natal vai se dividir entre o Campo de São Bento (Zona Sul), Horto do Fonseca (Zona Norte), Horto do Barreto (Zona Norte), Horto de Itaipu (Região Oceânica) e Parque Esportivo e Social do Caramujo (Zona Norte). Serão oito semanas consecutivas de apresentações, com mais de 40 atrações, muita música, circo, teatro, dança, poesia e programação infantil, com início no dia 27 de novembro, sábado seguinte ao aniversário de Niterói.

Os shows do Campo de São Bento e do Horto do Fonseca acontecerão às 19:30. No Horto do Barreto, aos sábados a programação começa às 19:30 e aos domingos às 11:00. No Caramujo e Horto de Itaipu, que terão programação infantil, a programação começa às 11:00.

Os jovens da Orquestra Jovem de Niterói (OJN) e da Orquestra da Grota também farão shows solo no Horto do Barreto e do Fonseca. O músico Wagner Tiso se apresenta no Horto do Fonseca no dia 27 de novembro. Também no Fonseca, Mona Vilardo canta no dia 28. No dia 11, será a vez do grupo Azymuth no Campo de São Bento e Byafra no Horto do Fonseca. Já o pianista Marvio Ciribelli se apresenta no dia 18 de dezembro, no Horto do Barreto.

O mote deste ano é realizar um Natal respeitoso, levando alegria e esperança para os niteroienses, além de prestar homenagem às vítimas da Covid-19. A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, que vão acontecer seguindo as normas do Plano Novo Normal Niterói, obedecendo aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Decoração natalina - Para o Natal deste ano, Niterói terá iluminação temática nas principais vias da cidade, parques, praças e hortos. Um milhão de microlâmpadas enfeitarão a cidade, em vias como a Av. Marquês do Paraná e a Alameda São Boaventura, além dos espaços públicos: Campo de São Bento e Horto de Itaipu. A Praça Enéas de Castro e o Horto do Fonseca também receberão decoração e contarão com árvores de natal.

Já a tradicional árvore da Praça Rádio Amador, na divisa entre São Francisco e Charitas, terá 50 metros de comprimento e poderá ser vista até mesmo por quem estiver no meio da Baía de Guanabara. Serão 5 mil unidades de cordões de LED na cor azul com fio transparente, distribuídos na árvore em forma de cortina, com uma figura tridimensional em sua ponteira em formato de rosa dos ventos, apontando para todos os pontos cardeais  (norte, sul, leste e oeste), medindo cerca de  3,90 metros de altura por 3,50 metros de largura. O niteroiense e os visitantes poderão também entrar na árvore, que terá um Papai Noel para fotos, além de um painel de LED com imagens temáticas. Todas as atrações seguirão as normas da Fase 2 do Programa Novo Normal Niterói.

A Prefeitura já iniciou a montagem da iluminação do Campo de São Bento e da tradicional árvore de Charitas, na Praça Rádio Amador. A previsão é inaugurar a iluminação no dia 22 de novembro, em comemoração ao aniversário da cidade.

< Ex-prefeito de Itaboraí ganha exposição na cidade Proposta que reduz aposentadoria de ministros do STF é adiada <